Uirapuru

Quem somos

A Uirapuru Comunicação e Cultura surgiu após o trabalho de militância do jornalista cultural, Carlos Rizzo e da arte educadora e educadora inclusiva, Waleria Volk. Ambos atuaram por sete anos na vila histórica de Paranapiacaba a frente da estruturação de projetos comunitários que contribuíssem com a valorização dos saberes e fazeres locais, em rede, junto à outros grupos e coletivos de Culturas Populares e Tradicionais do Brasil.

O resultado deste trabalho pode ser observado em atividades culturais e de formação que permanecem vivas até hoje no vilarejo histórico, seja no desenvolvimento individual de alguns artistas e artesãos, seja na manutenção do calendário de festejos locais e na formação  em arte e cultura de crianças e jovens que permanece viva até hoje. Esta vivência no fortalecimento de ações coletivas sustentáveis e na difusão de projetos inovadores de formação é a base de nossa empresa e atualmente está presente nas atividades com nossos clientes, geralmente organizações não governamentais (ONGs) que necessitam de apoio em projetos e comunicação e formação; sindicatos, fundações e/ou coletivos de Educação, Cultura e Meio Ambiente. Atualmente a Uirapuru vem ampliando sua ação no campo da educação inclusiva por meio de palestras, seminários e eventos que demonstrem o papel da Arte e da Cultura na ampliação de valores e no acolhimento as diferenças em nossa sociedade.

Valores

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, cada vez mais individualista, cada vez mais acelerado, cada vez mais buscando resultados a qualquer custo sem respeitar o próximo, estamos cá, nós da Uirapuru Comunicação e Cultura, buscando exatamente o oposto.

Visão

Para nós, Uirapuru é uma forma de encantar o mundo de maneira natural, orgânica, única e plural. O canto que paralisa a floresta é a forma mais ancestral de se comunicar. E a mais bela. E é isso que nos move. A Uirapuru, como o pássaro pardo-avermelhado das lendas brasileiras, une comunicação, cultura e educação para transformar nossa realidade sem perder a esperança em um mundo melhor.

Missão

Que o segundo setor possa contribuir para um mundo mais sustentável e solidário. Atuamos fortalecendo a imagem e as ações de pertencimento em projetos com foco nas comunidades mais vulneráveis, oferecendo suporte em comunicação, consultoria em projetos e captação de recursos.