O cinema brasileiro que passa em nossa aldeia

O cheiro da pipoca alcança todo o salão paroquial e começa a chamar a atenção dos moradores do Jardim Ipê presentes na missa da Igreja Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, ali na divisa entre São Paulo e Taboão da Serra, numa das regiões mais vulneráveis – e violentas – da capital paulista.

O padre, ao sentir o cheio, e ao ver o burburinho de seus seguidores, durante a homilia anuncia que após a missa a comunidade pode acompanhar a sessão de cinema gratuito, que irá exibir um filme brasileiro. Com o aval do padre, um grupo de crianças se dirigem rapidamente ao corredor que liga a igreja ao salão paroquial e se postam ao lado do carrinho de pipoca, saquinho de papelão a mão a espera da iguaria. Seu Antonio, pipoqueiro há mais de 35 anos, é parte integrante do mais longevo projeto de cinema itinerante de São Paulo, o Cine B. Há dez anos ele acompanha o projeto, que tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema brasileiro. E faz isso de uma forma silenciosa, feito formiguinha, sessão por sessão, levando cultura e diversão para uma parcela da população de São Paulo que, na maioria das vezes nunca pôs os pés em uma sala de cinema.

Em dez anos, mais de 55 mil pessoas acompanharam cerca de 100 longa-metragens e 70 curta em 430 sessões. Pelas mãos de Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto e um dos sócios da Brazucah Produções, produtora responsável pelo projeto, moradores de regiões como Jardim Ipê, Vila Brasilândia, Jardim Pantanal, Barragem, Parelheiros entre tantas outras localidades tiveram um dia de pipoca e cinema.

E a Uirapuru Comunicação e Cultura está lá, junto, registrando cada momento mágico, cada sorriso de criança, cochicho de família, cada emoção vivida por nossa gente que constrói esse país, e que encontra no Cine B seu momento único de lazer.

Texto e Foto: Carlos Rizzo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s